"Okay Jessy, mas e se a gente estiver no meio da curva J, onde as coisas começam a piorar muito, como vou saber se estou na curva Kaiaku ou no caos de uma outra curva J? "
Há 5 formas de verificar isso (e mesmo assim não é garantido).
A primeira é ter investimento o suficiente e medir até onde a empresa pode “perder” para depois ganhar, de forma que ao término do investimento seja avaliado se continuamos persistindo ou não na mudança, alguns exemplos de métricas de “investimento” de mudança aqui.
A segunda é fazer pequenas mudanças como na curva Kaizen, de forma que toda mudança seja medida e que haja feedbacks o suficiente para garantir que as mudanças fazem sentido ou não, e assim mudar o sentido do “barco” se necessário.
A terceira forma é tentar identificar o que não está indo bem e tentar corrigir de alguma maneira! Por exemplo, imagine que você está seguindo todas as boas práticas ágeis porém não está tendo os resultados desejados. Aqui se cabe algumas perguntas: Será que você realmente entendeu o que é agilidade e está sendo agil ou simplesmente fazendo agil? Será que você engessou muito seus processos e por isso não está conseguindo resultados? Será que as pessoas realmente estão fazendo as boas práticas? Será que você está conseguindo realmente mudar o mindset das pessoas para um ambiente de colaboração? Será que a organização realmente está no momento de aplicar a agilidade? Enfim, há várias perguntas que poderíamos aplicar e tentar entender se estamos indo para a curva Kaiaku ou não
A quarta é ter métricas desde o início do processo (Status Quo Inicial), onde se vá medindo conforme o processo de aprendizagem e de mudança forem acontecendo, até que você consiga perceber que está tendo ganhos de capacidade (isso vai depender também um pouco sobre o quanto a organização está disposta a investir na mudança como vimos acima e no post anterior).
E a quinta, converse com as pessoas envolvidas, entenda o que elas estão sentindo, vendo e pensando, para que você tenha também o cenário inicial e atual na visão delas, e com esta informação, você consiga mudar a direção do barco.
Misture Tudo o Que Há de Bom!