Nesse estágio de reflexão, a Situação ocorre, você tem o desejo de mudar (Forças Externas ou Internas de Mudança), e ainda assim Reage Automaticamente, então a partir do Sentimento Estranho começa a Refletir sobre o acontecimento, começa pensar em formas de evitar que a reação automática aconteça novamente e decide Mudar. Então a partir daí você começa a observar os momentos que vai reagir da forma negativa, e tenta trocar a reação automática por uma nova reação, até que você consegue ir aos poucos gerando um novo comportamento.
Você já saiu de uma discussão e do nada brotaram vários argumentos que você poderia ter dito mas não disse, e isto vem junto com um sentimento estranho? Isso é um mecanismo do nosso cérebro para que numa próxima vez que algo do tipo ocorra, você já tenha vivenciado mais vezes o ocorrido e esteja mais preparado para a situação (Sistema do Coelho repetindo para o Sistema da Tartaruga aprender).
É justamente este mecanismo que temos que usar para conseguir reverter um velho hábito. Podemos aproveitar ou forçar este mecanismo para gerar a reflexão e começar a pensar em novas maneiras de reação, a fim de conseguir um novo resultado.
Você começa a tentar ir sempre para o novo comportamento, algumas vezes falha e algumas vezes consegue, e isso se repete até que você consiga eliminar por completo o comportamento antigo (Sistema da Tartaruga aprendeu e o Sistema do Coelho agora executa automaticamente).
Um único ponto de atenção aqui é que às vezes, pode ser justamente neste momento em que um hábito modificado volte a um velho hábito, pois ainda não tivemos tempo o suficiente para fortificar as novas conexões que foram criadas pelo Sistema da Tartaruga.
A Dor é um Fator Essencial